quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

ISO 14000

A ISO 14000 é uma norma elaborada pela International Organization for Standardization (Organização Internacional para padronização), com sede em Genebra, na Suíça, que reúne com 119 países com a finalidade de criar normas internacionais. Cada país possui um órgão responsável por elaborar suas normas. No Brasil temos a ABNT, na Alemanha a DIN, no Japão o JIS, etc. A ISO é internacional e por, essa razão, o processo de elaboração das normas é muito lento, pois leva em consideração as características e as opiniões de vários países membros.

ISO 14000 é o conjunto de norma que definem parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental para as empresas tanto privadas quanto as públicas. Sua criação foi feita para diminuir os impactos provocados por empresas no ambiente, pois a empresa que segue a ISO pode reduzir os danos ao meio ambiente como, por exemplo, a poluição no processo de produção. Ela traz padrões mundiais possibilitando a colocação de um produto ou serviço em um nível comum no mercado mundial, porém não traz a segurança de que as políticas e os programas implementados nesse modelo de gestão asseguram a sustentabilidade ambiental.

A série tem como objetivo um sistema de gestão que auxilia as empresas a cumprirem suas responsabilidades em relação ao meio ambiente, em que as normas serão aplicadas em atividades industriais, extrativistas, agroindustriais, e entre outros, certificando nas empresas linhas e produtos que satisfaçam padrões de qualidade ambiental.

A ISO 14000 visa alcançar três principais objetivos:

 Promover uma abordagem comum a nível internacional no que diz respeito à gestão ambiental dos produtos;
 Aumentar a capacidade das empresas de alcançarem um desempenho ambiental e na medição de seus efeitos;
 Facilitar o comércio, eliminando as barreiras dos imperativos ecológicos.

A certificação auxiliará as empresas que vêem a preservação ambiental não como um empecilho, mas como um fator de sucesso para se posicionarem no mercado, ou seja, uma oportunidade de ascensão regional, nacional e internacional.

As normas que compõe as, têm como referência os aspectos ambientais que a organização identifica como aqueles que são controlados e podem ser influenciados pelos seus processos.

A série ISO 14000 é um conjunto de 28 normas relacionadas a Sistemas de gestão Ambiental, em que estas abrangem seis áreas bem definidas:
 Sistema de Gestão Ambiental;
 Auditoria Ambiental;
 Avaliação de Desempenho Ambiental;
 Rotulagem ambiental;
 Aspectos Ambientais nas Normas de Produtos;
 Análise do Ciclo de Vida do Produto.

E inicialmente foram aprovadas 5 Normas

 ISO 14001 (17 requisitos) – Sistema de gestão ambiental, apresenta as especificações.
 ISO 14004 – Sistema de gestão ambiental apresenta diretrizes para princípios, sistemas e técnicas de suporte.
 ISO 14010 – Diretrizes para auditoria ambiental, princípios gerais.
 ISO 14011 (parte 1 e 2) – Diretrizes para auditoria ambiental, procedimento de auditoria.
 ISO 14012 – Diretrizes para auditoria ambiental, critérios para qualificação de auditores.

As desvantagens em não implantar um sistema de gestão ambiental estão diretamente ligadas às barreiras não tarifárias, impostas por países mais desenvolvidos, pois um sistema de normatização ambiental como a série ISO 14000 pode abrigar em suas entrelinhas mecanismos de proteção de mercado.

As vantagens são amenizar ou eliminar os impactos ambientais advindos dos processos produtivos. Nesse sentido, o conjunto de ações empreendidas pelas empresas durante a implantação traz melhorias ao meio ambiente. A empresa passa a incentivar a reciclagem, buscar matérias-primas e processos produtivos menos impactantes, passando a racionalizar o uso dos recursos naturais renováveis e não-renováveis. Dessa forma, a implantação poderá possibilitar o desenvolvimento de processos produtivos mais limpos, bem como de produtos menos nocivos ao meio ambiente.

A Empresa que implantar um Sistema de Gestão Ambiental pode adquirir um Certificado Ambiental.

Para obtenção e manutenção do certificado ISO 14000, a organização tem que se submeter a auditorias periódicas, realizadas por uma empresa certificadora, credenciada e reconhecida pelos organismos nacionais e internacionais.

A certificação tem acompanhamento constante e auditorias a cada seis meses, para verificar a continuidade da conformidade do Sistema da Empresa aos requisitos da Norma. A Certificadora tem o poder de suspender, cancelar ou revogar o certificado obtido pela Empresa.